Notícias

blog_1

TJPA E CLDF UTILIZAM O SISTEMA DE MENSAGERIA MENTORH

 O eSocial é um novo sistema de registro elaborado pelo Governo Federal que integra, em um único cadastro e de forma eletrônica, as informações da Previdência Social, Caixa Econômica Federal, Receita Federal e Ministério do Trabalho e Emprego para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.


A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Desta feita, o eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados de cada ente. 
O repasse dessas informações para o Governo exigirá uma adaptação dos sistemas e processos de RH das empresas e órgãos públicos em geral uma vez que todo o envio se dará por meio da mensageria.
 
Mensageria é uma forma de integração entre diferentes sistemas que garante o recebimento e a devolução de mensagens de forma assíncrona, gerenciando e coordenando as mensagens recebidas e enviadas com a responsabilidade de não haver falha ou perda na comunicação.
 
De maneira simplificada, mensageria é um termo utilizado para fazer referência à atualização das bases que é feita por meio de trocas de arquivos. No caso do eSocial, toda a troca de informações será feita em arquivos no formato XML que serão transmitidos via WebServices. Na prática, existem duas bases de dados: uma na sede do contribuinte e outra no órgão governamental que precisam estar sincronizadas.
 
O MENSAGERIA MENTORH, desenvolvido pela OSM, permite a transmissão das informações entre a base de dados da sua empresa e a base de dados do eSocial garantido essa sincronização de forma simples e intuitiva de maneira que as informações repassadas atendam às regras de negócio e aos leiautes definidos pelo eSocial. 
Veja abaixo alguma das funcionalidades que compõe o Sistema de MENSAGERIA MENTORH:
 
  • Login integrado: para os clientes que são usuários do sistema MENTORH.
  • Agenda/Fila de eventos: para o envio das informações por eventos conforme leiautes definidos pelo eSocial.
  • Log de processamento: para a visualização do resultado do processamento de cada evento.
  • Qualificação cadastral: para que sejam verificadas possíveis divergências entre os cadastros internos das empresa/órgãos, o cadastro de pessoa física-CPF e o cadastro nacional de informações sociais- CNIS a fim de não comprometer o cadastramento inicial ou admissões de trabalhadores no eSocial.

Para mais informações, entre em contato conosco através do no nosso Canal de Suporte ao Cliente – CSC csc@osm.com.br
 

Voltar